JUSTIFICATIVA:
Até a década de
Com advento da globalização hegemônica e a queda de fronteiras, concomitante com o avanço da tecnologia de comunicação, há o risco de uma permeabilidade de culturas, desta forma, ressalta-se a importância de valorizar a identidade cultural do nosso povo através do fomento à cultura como forma de perpetuar e difundir costumes e valores resultantes de nossa história, o Brasil diferente de muitos países apresenta uma rica diversidade de expressões culturais, que necessitam ser preservada.
O teatro é um instrumento fundamentalmente de promoção cultural, a palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte. A arte (do latin ars, significando técnica ou habilidade) normalmente é entendida como a atividade ligada a manifestações de ordem estética por parte do ser humano
A definição de arte, no entanto, é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística.
A valorização do teatro como espaço de comunicação e reflexão capaz de revelar e fomentar a identidade cultural de um povo é fundamental.
Nosso município conta com quase 600 mil habitantes e apenas dois espaços para atender as demandas culturais locais, são as razões pelas quais conclamamos os pares a aprovar a presente proposição.
S/S., 14 de junho de 2010.
JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ
Vereador.